ARROZ E FEIJÃO

Eu amo arroz e feijão
Sobre o Blog

Com o corre-corre moderno, e em tempos de fast-foods, comidas industrializadas e tudo mais, a possibilidade ter ter uma refeição equilibrada diariamente, se torna cada vez mais importante. E a dupla arroz com feijão é a base de uma refeição nutritiva e saudável para o dia-a-dia.
E que tal seria se você encontrasse em um só lugar, dicas de cozinha, truques para melhorar sua alimentação e sugestões criativas para facilitar sua rotina diária e tornar cada momento de refeição mais saboroso e especial?
Essa é a proposta do blog euamoarrozefeijao.com.br, e com ele esperamos fazer parte de sua casa, trazendo sempre aquele algo a mais com um tempero especial!

Eu amo arroz e feijão

O Arroz

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Acredita-se que metade da população mundial consuma arroz diariamente.
É um cereal de cor amarelada, envolto numa casca da mesma cor. O arroz branco é resultado do processo de parboilização que mantém o grão conservado por mais temposem retirar as vitaminas e sais minerais dos grãos. O arroz integral, mais escuro, possui mais vitaminas e outros nutrientes importantes.
É uma importante fonte de carboidratos na dieta do brasileiro.

Eu amo arroz e feijão

O Feijão

O feijão é uma semente de alto valor nutritivo, sendo fonte de potássio, fósforo, cálcio e principalmente ferro.
Sendo encontrado em varios tipos, os mais comuns no Brasil são: carioquinha, preto, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado e bolinha.
Produzido durante todos os meses do ano, é um alimento rico em proteínas vegetais e possui uma boa quantidade de fibras.

Um, dois, feijão com arroz!

Se perguntarmos para os brasileiros qual o prato que comem e não dispensam todos os dias, seja no almoço ou no jantar, grande parte dirá que é a combinação perfeita entre o arroz e feijão. O prato considerado o trivial básico da culinária nacional, além de ser uma saborosa parceria, assegura um invejável arranjo de nutrientes.
Segundo a médica e endocrinologista, Soraya Hissa de Carvalho, o arroz com feijão são fontes ricas de carboidratos, proteínas, sais minerais, vitaminas e fibras. “O que falta em um, o outro fornece e, assim, se completam. Unidos, oferecem uma excelente combinação protéica. Um prato de arroz e feijão tem quase a mesma quantidade de proteínas encontradas na carne. O que as pessoas não sabem é que quando não consumimos essa dupla nosso organismo fica mais propenso a desenvolver uma série de doenças”, afirma a médica.

Eu amo arroz e feijão

Tá combinado, como arroz e feijão.

O arroz com feijão, além de uma combinação nutritiva, é uma tradição nacional, e uma representação da nossa brasilidade e missigenação.
É impossível citar as culinárias regionais do nosso país sem envolver um destes ou os dois ingredientes, sejam nos arroz e feijão tropeiros, feijoada, arroz doce, cuzcuz brasileiro, tutu , baião de dois ou nas diversas receitas preparadas pelo Brasil afora.
Culturalmente, a expressão “arroz com feijão” e vice versa, denota a simplicidade e ao mesmo tempo eficiência, ou a combinação perfeita de duas partes, sendo usado poeticamente por grandes autores e compositores nacionais, como João Cabral de Melo Neto, Renato Russo e Fenando Anitelli.
Sendo um ícone da cultura nacional, amar este prato é amar não só o que ele representa, mas também ostentar o orgulho de ser brasileiro!
E é por isso tudo que a gente diz com todas as letras:

Eu amo arroz e feijão!

Comentarios

comentários!

Ainda não há comentários

Deixe Seu Comentário