A procura do risoto perfeito!

12 maio

A procura do risoto perfeito!

Olá gente linda!!!!
Vocês curtem um risotinho? Eu amo! Mas o risoto perfeito depende de várias coisas e as pessoas cometem muitos erros pequenos ao prepará-lo.

Conheça os principais erros ao preparar risotos e saiba como evitá-los.

1- Cozinhar em fogo baixo

Sim o risoto é pra ter um cozimento lento, mas com um fogo baixo ele nunca vai cozinhar. Mantenha o fogo médio.

2- Cozinhar legumes, cogumelos e ervas com o arroz

Tudo que você for adicionar no seu risoto deve ser cozido antes, separado e adicionado nos momentos finais. Você não quer nada molenga na sua receita não é?

3- Usar uma panela muito grande

Se a panela é muito grande, larga, vai cozinhar o arroz em uma camada e não gerara amido suficiente para ele ficar com a textura correta. Outro problema: haverá pontos quentes e frios na sua panela o que atrabalha o cozimento. Escolha uma panela que se adeque bem ao queimador do seu fogão.

4- Cozinhar o arroz demais

Por favor, o risoto ideal tem que ser al dente, tem que ter corpo! Se você pegar um grãozinho na mão e conseguir modelar, fazer uma bolinha, é sinal que esta cozido demais.

5- Usar um caldo frio

Ao adicionar o caldo frio numa panela de arroz quente o liquido vai esfriar tudo e restardar o processo de cozimento. Mantenha o caldo sempre quentinho.

6- Regar demais

Espere até que o arroz absorva todo o caldo pata adicionar um pouco mais. Assim você cada vez que você rega faz com que os grãos batam uns contra os outros, gerando amido e com isso cremosidade.

7- Mexer muito. Ou não mexer nunca

Mexer muito adiciona uma quantidade enorme de ar no risoto, esfriando-o. Por outro lado se você não mexer ele vai queimar. O ideal é mexer a cada regada, mas não o tempo todo.

8- Adicionar o queijo muito cedo

Deixe para colocar o parmesão ou o mascarpone no final do processo. Com o fogo desligado. Se adicionado antes a gordura do queijo vai quebra o calor do cozimento.

9- O Creme de Leite

Pode ser chocante para algumas pessoas o que vou falar agora mas eu to aqui pra isso: Nunca use creme de leite num verdadeiro risoto. Digo mais: descarte receitas que levam creme de leite. Um bom risoto, bem feito, nunca precisará de creme de leite.

Via Eu Como Sim

Comentarios

comentários!

Ainda não há comentários

Deixe Seu Comentário